A Importância de um Budista Estudar o que é o Ego

Por: Ryath (Inspirado espiritualmente)

Certa vez um monge budista, uma pessoa muito bacana, disse que ele por ser um sacerdote dessa religião oriental, não precisava saber o que era ego, e ele está certo, acho, pois não é um psicólogo e sim um religioso.
Mas é muito bom um monge conhecer o conceito de ego, pois o Budismo fala muito nele, então estudar psicologia nesse aspecto da personalidade é muito importante.
E saber o que é o ego na Psicologia não é uma tarefa fácil, principalmente para enquadrar ele em uma religião.
Compreender o ego dentro de uma filosofia budista com conceitos psicológicos não é fácil, exige muito estudo, mas vale a pena.
O ego a princípio na Psicologia parece ser algo do qual a personalidade não pode viver sem.
De fato com a iluminação não nos desprendemos completamente do ego, diferente de como muita gente pensa, então sabendo disso fica mais fácil compreender esse conceito e aceita-lo.
Um iluminado ainda é dotado de ego, então ainda pode ser influenciado com o orgulho e a vaidade, e apesar dos monges rasparem a cabeça para se desapegarem da vaidade, dizem que o Buda, Sidarta Gautama, fundador do Budismo, tinha vaidade.
Uma das características que os Lamas, encarnações conhecidas podem ter, é justamente a vaidade também, pois tem as características de Sidarta Gautama, o Buda. 
Acredita-se no Budismo Esotérico que Buda tenha se dividido em milhares de seres, e eles são vistos como encarnações reconhecidas de Sidarta Gautama.
Porém mais importante do que estudar o ego é praticar para atingir a iluminação, objetivo do Budismo, no qual a vida se torna um paraíso, e o ser se torna também extremamente bondoso, assim podendo ajudar muito as pessoas.

 

 

Alguns Destaques: